Quem Somos

A Educação Sem Fronteiras é a primeira associação de educação para imigrantes e refugiados do Brasil. Foi fundada em março de 2020, como resposta ao aumento no fluxo de deslocamento forçado para o país e com o objetivo de incentivar uma integração efetiva por meio do acesso à educação.

A ESF, como é carinhosamente chamada, não tem fins lucrativos e está sediada no centro da cidade de São Paulo, região de ampla concentração de povos de diferentes nacionalidades. É orientada pelos valores da colaboração, equidade, autonomia, resiliência, pertencimento, solidariedade, escuta afetiva e respeito à diversidade.

Nossa missão é apoiar recomeços e para isso oferecemos cursos de português emergenciais e regulares, cursos profissionalizantes e preparação para o Enem, nas modalidades presencial e online.

Os estudantes recebem acompanhamento individualizado, orientações de psicólogos para seu desenvolvimento profissional e seus planejamentos de vida e auxílio para a revalidação de diplomas e tradução de documentos.

A metodologia é adaptada para esse público, com uma abordagem intercultural e voltada para suas necessidades e direitos.

propósito

Ressignificar vidas e criar um novo mundo através da educação no ensino superior.

missão

Viabilizar o acesso e a conclusão do ensino superior para migrantes e refugiados.

visão

2025: Ser o principal articulador do país para a redução das barreiras de entrada e permanência de migrantes e refugiados no ensino superior.

2030: Ser o primeiro Instituto de educação de ensino superior para migrantese refugiados do país.

valores

▪ Colaboração
▪ Equidade
▪ Respeito à diversidade
▪ Escuta afetiva
▪ Autonomia
▪ Solidariedade
▪ Resiliência
▪ Pertencimento

Equipe

Adriano Abdo
CEO

Idealizador da Educação sem Fronteiras, fundou a associação por acreditar que o acesso à educação pode transformar a vida de imigrantes ao mesmo tempo em que contribui para toda a sociedade brasileira. Graduado em Direito pela Universidade Paulista (2001), tem MBA em Relações Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas (2019) e MBA em Gestão Pública: Políticas e Gestão Governamental pela Escola Paulista de Direito (2014). Construiu uma carreira de xx anos no mundo corporativo e é membro do LIDE (Líderes Empresariais do Brasil), do CEBRI (Centro Brasileiro de Relações Internacionais) e da ABED (Associação Brasileira de Estudos de Defesa).
Cleyton Soares Abreu
Coordenador Executivo

Formado em Direito, tem mais de 12 anos de experiência nas áreas de migração, refúgio, combate ao trabalho escravo e ao tráfico de pessoas. Foi advogado do primeiro serviço público de atendimento a imigrantes do Brasil (CRAI-São Paulo) e atuou com regularização migratória, mediação, advocacy e coordenador em organizações como Missão Paz, CAMI (Centro de Apoio Pastoral do Migrante) e Cáritas Arquidiocesana de São Paulo. Também coordenou o escritório do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados em Roraima, durante os anos iniciais do fluxo de migração venezuelana. Acredita que direitos humanos são universais e que vale a pena trabalhar para a derrubada de fronteiras em prol de uma cidadania genuinamente universal.

Miguel E. da Silva
Coordenador Pedagógico

Licenciado em Letras pela Universidade Federal de São Paulo, atua no ensino de língua portuguesa para pessoas em contexto de refúgio desde
2021. Além de coordenar os cursos da ESF, foi autor colaborador no livro “Tirando de Letra: Português para Viver a Cidade” e desenvolve novos materiais na perspectiva de multiletramento. Contribui, também, na construção de iniciativas ESG e na formação da equipe de professores.
Mais do que apenas ensinar, aprende diariamente com os estudantes e sente que conviver com diferentes povos e histórias é mergulhar na própria identidade.

Fernanda Mendes Garcia
Assistente Pedagógica

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Paulista (UNIP) em 2022, com formação complementar em Gestão Escolar pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). É Auxiliar de Coordenação Pedagógica nos projetos da Educação Sem Fronteiras (ESF), colaborando diretamente para a formação e integração da equipe. Sua atuação vai além, destacando-se como professora voluntária no ensino de Português como Língua de Acolhimento para imigrantes e refugiados. Comprometida com causas sociais, acredita no potencial transformador da educação como meio para promover a igualdade de oportunidades e o entendimento intercultural.

Edmilson Ricardo Ramos Garcia
Agente de acolhida

Mestre em Educação com ênfase em Política e Gestão da Educação pelo programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), concluído em 2022, tendo apresentado a dissertação de Mestrado com o seguinte tema: O Direito de Acesso à Educação Superior em Angola. Bacharel em Relações Internacionais pelo Instituto de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), concluído no ano de 2022, tendo apresentado o seguinte artigo como trabalho de conclusão de curso: Fome e Segurança Alimentar em Angola: Agendas e Políticas Públicas de Combate. Bacharel em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), apresentando o seguinte TCC como requisito para a obtenção do grau de Bacharel: Política Educacional Angolana Ante as Tendências e Influências Internacionais sobre a Educação em Angola. Foi membro do grupo de pesquisa em Política e Gestão da Educação, vinculada ao programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atuou como bolsista voluntário do projeto de pesquisa PIBIC/UNILAB – PVH380-2017 Música, raça e colonialismo no Caribe: experiências negras em Trinidad e Tobago (cc. 1900 – 1920). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Em Educação, possui interesse em estudos relacionados à Política e Gestão da Educação no Ensino Superior, bem como Políticas Públicas. Em Relações Internacionais, tem Interesse em Estudos de Cooperação Internacional e Governança Global e temas relacionados ao Sul Global. Foi Tutor Bolsista no Programa de Acolhimento e Integração de Estudantes Estrangeiros – (PAIE) da UNILAB, Edital 06/2018/PROAE, e Edital 01/20019/PROAE, entre os dias 13/11/2018 a 12/02/2019 e 04/04/2019 a 26/11/2019, completando 432 horas de carga horária (12h/semana) em atividades no Programa.

Christiane Machado
Financeiro

Formada em Administração de Empresas com especialização em finanças na escola St.Paul.
Atuação em Bancos por 8(oito)anos no mercado financeiro. Experiência no setor moveleiro durante 10 anos.
Na ESF é responsável pela área finaneira( Monitorar receitas e despesas, Gerenciar contas bancarias
Realizar pagamentos aprovados pelos diretores , Elaborar relatórios financeiros de acordo com o solicitado e fornecer orçamentos para planejamentos financeiros.

Conselho Fiscal

Paulo Roberto Dias de Almeida
Sérgio Luiz de Mello Junior
Gabriela de Brelàz

Conselho Consultivo

José Lindomar Albuquerque
Flavia Mantovani
Marifer Vargas

Governança Corporativa

O Educação Sem Fronteiras contém um Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo formalizado legalmente, com a função de fiscalizar e acompanhar a gestão econômico-financeira da entidade como também de examinar suas contas, onde os Conselheiros Fiscais emitem um parecer sobre a prestação de contas do Instituto.
Criamos também indicadores de desempenho para todas as nossas atividades, seja para mensurar a qualidade de nosso ensino, time, instalações, professores, voluntários e atendimento como também de impacto social, com o objetivo maior de aprimorar a avaliação e resultados na organização trazendo por conseguinte melhoria em todas as nossas áreas de atendimento.
Principais características do modelo de governança corporativa do Educação Sem Fronteiras

Transparência

O Instituto Educação Sem Fronteiras tem como um dos pilares fundamentais a transparência de suas ações e aplicações dos recursos.

Acreditamos que só assim, sendo transparentes, podemos construir um relacionamento consistente com nossos estudantes e com nossos professores, parceiros, colaboradores e voluntários.
Acreditamos também, que só com transparência é que vamos conseguir construir um novo movimento para a EDUCAÇÃO para as próximas gerações, onde a equidade, o respeito e a tolerância pudessem prevalecer sobre o medo, sobre a intolerância e sobre xenofobia.

Estatuto

Confira a versão atualizada do nosso estatuto

Ata de fundação

Veja a ATA de fundação do Educação Sem Fronteiras

Ata de eleição

Confira a versão atualizada da eleição de diretoria

Balanço Patrimonial ou DRE

Confira a versão atualizada do balanço patrimonial

Relatório anual 2020

Confira a versão do relatório anual de atividades de 2020

Relatório anual 2021

Confira a versão do relatório anual de atividades de 2021

faça parte da ESF

A associação Educação Sem Fronteiras (ESF) é a primeiro associação de educação para imigrantes e pessoas em contexto de refúgio no Brasil. Nosso propósito é ressignificar vidas e criar um novo mundo através da educação!

seja um voluntário

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