A Educação Sem Fronteiras é a primeira associação de educação para imigrantes e refugiados do Brasil. Foi fundada em março de 2020, como resposta ao aumento no fluxo de deslocamento forçado para o país e com o objetivo de incentivar uma integração efetiva por meio do acesso à educação.
A ESF, como é carinhosamente chamada, não tem fins lucrativos e está sediada no centro da cidade de São Paulo, região de ampla concentração de povos de diferentes nacionalidades. É orientada pelos valores da colaboração, equidade, autonomia, resiliência, pertencimento, solidariedade, escuta afetiva e respeito à diversidade.
Nossa missão é apoiar recomeços e para isso oferecemos cursos de português emergenciais e regulares, cursos profissionalizantes e preparação para o Enem, nas modalidades presencial e online.
Os estudantes recebem acompanhamento individualizado, orientações de psicólogos para seu desenvolvimento profissional e seus planejamentos de vida e auxílio para a revalidação de diplomas e tradução de documentos.
A metodologia é adaptada para esse público, com uma abordagem intercultural e voltada para suas necessidades e direitos.
Ressignificar vidas e criar um novo mundo através da educação no ensino superior.
Viabilizar o acesso e a conclusão do ensino superior para migrantes e refugiados.
2025: Ser o principal articulador do país para a redução das barreiras de entrada e permanência de migrantes e refugiados no ensino superior.
2030: Ser o primeiro Instituto de educação de ensino superior para migrantese refugiados do país.
▪ Colaboração
▪ Equidade
▪ Respeito à diversidade
▪ Escuta afetiva
▪ Autonomia
▪ Solidariedade
▪ Resiliência
▪ Pertencimento
Formado em Direito, tem mais de 12 anos de experiência nas áreas de migração, refúgio, combate ao trabalho escravo e ao tráfico de pessoas. Foi advogado do primeiro serviço público de atendimento a imigrantes do Brasil (CRAI-São Paulo) e atuou com regularização migratória, mediação, advocacy e coordenador em organizações como Missão Paz, CAMI (Centro de Apoio Pastoral do Migrante) e Cáritas Arquidiocesana de São Paulo. Também coordenou o escritório do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados em Roraima, durante os anos iniciais do fluxo de migração venezuelana. Acredita que direitos humanos são universais e que vale a pena trabalhar para a derrubada de fronteiras em prol de uma cidadania genuinamente universal.
Licenciado em Letras pela Universidade Federal de São Paulo, atua no ensino de língua portuguesa para pessoas em contexto de refúgio desde
2021. Além de coordenar os cursos da ESF, foi autor colaborador no livro “Tirando de Letra: Português para Viver a Cidade” e desenvolve novos materiais na perspectiva de multiletramento. Contribui, também, na construção de iniciativas ESG e na formação da equipe de professores.
Mais do que apenas ensinar, aprende diariamente com os estudantes e sente que conviver com diferentes povos e histórias é mergulhar na própria identidade.
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Paulista (UNIP) em 2022, com formação complementar em Gestão Escolar pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). É Auxiliar de Coordenação Pedagógica nos projetos da Educação Sem Fronteiras (ESF), colaborando diretamente para a formação e integração da equipe. Sua atuação vai além, destacando-se como professora voluntária no ensino de Português como Língua de Acolhimento para imigrantes e refugiados. Comprometida com causas sociais, acredita no potencial transformador da educação como meio para promover a igualdade de oportunidades e o entendimento intercultural.
Mestre em Educação com ênfase em Política e Gestão da Educação pelo programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), concluído em 2022, tendo apresentado a dissertação de Mestrado com o seguinte tema: O Direito de Acesso à Educação Superior em Angola. Bacharel em Relações Internacionais pelo Instituto de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), concluído no ano de 2022, tendo apresentado o seguinte artigo como trabalho de conclusão de curso: Fome e Segurança Alimentar em Angola: Agendas e Políticas Públicas de Combate. Bacharel em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), apresentando o seguinte TCC como requisito para a obtenção do grau de Bacharel: Política Educacional Angolana Ante as Tendências e Influências Internacionais sobre a Educação em Angola. Foi membro do grupo de pesquisa em Política e Gestão da Educação, vinculada ao programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atuou como bolsista voluntário do projeto de pesquisa PIBIC/UNILAB – PVH380-2017 Música, raça e colonialismo no Caribe: experiências negras em Trinidad e Tobago (cc. 1900 – 1920). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Em Educação, possui interesse em estudos relacionados à Política e Gestão da Educação no Ensino Superior, bem como Políticas Públicas. Em Relações Internacionais, tem Interesse em Estudos de Cooperação Internacional e Governança Global e temas relacionados ao Sul Global. Foi Tutor Bolsista no Programa de Acolhimento e Integração de Estudantes Estrangeiros – (PAIE) da UNILAB, Edital 06/2018/PROAE, e Edital 01/20019/PROAE, entre os dias 13/11/2018 a 12/02/2019 e 04/04/2019 a 26/11/2019, completando 432 horas de carga horária (12h/semana) em atividades no Programa.
Formada em Administração de Empresas com especialização em finanças na escola St.Paul.
Atuação em Bancos por 8(oito)anos no mercado financeiro. Experiência no setor moveleiro durante 10 anos.
Na ESF é responsável pela área finaneira( Monitorar receitas e despesas, Gerenciar contas bancarias
Realizar pagamentos aprovados pelos diretores , Elaborar relatórios financeiros de acordo com o solicitado e fornecer orçamentos para planejamentos financeiros.
Confira a versão atualizada do nosso estatuto
Veja a ATA de fundação do Educação Sem Fronteiras
Confira a versão atualizada da eleição de diretoria
Confira a versão atualizada do balanço patrimonial
Confira a versão do relatório anual de atividades de 2020
Confira a versão do relatório anual de atividades de 2021
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