Sobre o Educação Sem Fronteiras
O Instituto Educação Sem Fronteiras (ESF) é o primeiro Instituto de Educação para migrantes e refugiados no Brasil. Foi fundado em março de 2020, a partir de um investimento familiar inicial como resposta ao aumento no fluxo de deslocamento forçado para o Brasil e reconhecendo a necessidade e o potencial impacto social que o apoio a essas pessoas representa. A organização fica localizada no centro da cidade de São Paulo, ao lado do Mosteiro de São Bento, região de ampla concentração de povos de diferentes nacionalidades.
O Instituto Educação Sem Fronteiras nasce com o propósito de ressignificar vidas e criar um novo mundo através da educação no ensino superior para migrantes e refugiados no Brasil e é orientado pelos valores da colaboração, equidade, autonomia, resiliência, pertencimento, solidariedade, escuta afetiva e respeito à diversidade.
O ESF, como é carinhosamente chamado, realiza a atividade de acolhimento e integração de forma permanente e em menos de 2 anos de existência já realizou projetos importantes como a Formação de Professores que atuam em contexto de migração e/ou refúgio; o projeto Travessias, com o lançamento de uma coleção didática de pré-vestibular; a realização de cursos de Língua Portuguesa como língua de acolhimento; e cursos de formação profissional (tecnologia e práticas administrativas), além de outras ações sociais de solidariedade.