Conheça nossos
principais projetos

Travessias

O projeto Travessias é a resposta para a demanda de imigrantes e refugiados que buscam, no ensino superior, um caminho para recomeçar.
Oferecemos, de forma gratuita, cursos pré-vestibulares presenciais e online com metodologia específica para preparar imigrantes e refugiados para o acesso ao ensino superior.
De acordo com o Acnur, apenas 6% dos refugiados do mundo cursam o ensino superior. Em contrapartida, temos acompanhado no Brasil um número crescente de universidades criando políticas afirmativas para o ingresso desse público nos cursos de graduação e pós-graduação. Apesar disso, muitas vagas não são preenchidas por falta de formação, informação ou documentação.
Os profissionais da ESF desenvolveram a primeira coleção de material didático pré-vestibular que atende às especificidades dos processos seletivos para imigrantes e refugiados. A versão online do material está acessível para download gratuito, independente da participação nos cursos da instituição.

O Travessias tem dois tipos de curso:

Pré-vestibular/Enem

Realizado de abril a novembro de cada ano, é um curso preparatório para todas as universidades públicas e privadas do país. As aulas são online pela plataforma Descomplica, parceira da ESF.

Intensivo Unifesp

Direcionado especificamente para o vestibular da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que possui vagas afirmativas para refugiados, O curso é realizado de novembro a fevereiro.

Curso de Português

Chegar em um país sem conhecer a língua pode dificultar muito o processo de integração. Mesmo aqueles que já estão no Brasil há tempos encontram dificuldades para se naturalizar devido à exigência de proficiência no idioma.
Pensando nisso, o Educação Sem Fronteiras oferece aulas de português em parceria com a Escola da Cidade, instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
Nossos cursos têm três meses de duração e uma carga horária mínima de 48 horas. São três níveis – básico, intermediário e avançado – oferecidos nas modalidades presencial e online.
Todas as aulas são ministradas por professores que passam por uma formação prévia em Português como Língua de Acolhimento. O curso também aborda questões relacionadas a direitos humanos e cidadania, além de aspectos sociais e culturais da sociedade brasileira.
Os alunos aprovados nas avaliações recebem o certificado emitido pela Escola da Cidade em parceria com a ESF, que preenche os pré-requisitos para quem deseja dar entrada no processo de naturalização no Brasil.

Tirando de Letra

O Tirando de Letra é um programa de imersão linguística e formação cidadã que oferece aulas para imigrantes e refugiados recém-chegados ao país como forma de acelerar seu processo de integração.
É um curso emergencial realizado sob demanda, que oferece a pessoas em situação de refúgio e migração um aprendizado intensivo com carga horária total de 60 horas, realizado em um mês, para até 20 alunos por turma. O projeto foi adotado, por exemplo, em centros de acolhida para afegãos com visto humanitário, mediante parcerias com o poder público e organizações da sociedade civil.
As aulas são presenciais e apresentam temas específicos ligados às reais necessidades dos refugiados e imigrantes, de acordo com que eles vão enfrentar no seu cotidiano.
Ao final do curso, espera-se que os estudantes possam entender, ainda que de forma introdutória, a dinâmica da cidade e comunicar-se de maneira objetiva em situações do dia a dia, além de obter uma introdução sobre seus direitos em nosso país.

Geração Sem Fronteiras

O projeto Geração Sem Fronteiras oferece cursos de formação profissional para imigrantes e refugiados com uma metodologia inovadora, que engloba não apenas conteúdos técnicos, mas também um conjunto de outros conhecimentos para potencializar a inserção desse público em atividades produtivas e geradoras de renda — como educação financeira, aceleração digital e orientação para planejamento de vida.
O projeto se concentra especialmente na área de inovação e tecnologia. Por meio de uma parceria com a empresa Oracle, oferece bolsas integrais para cursos de programação, front-end, java e empreendedorismo, entre outros.
Ao término da formação, todos os estudantes passam a fazer parte de uma rede liderada pelo Educação Sem Fronteiras para compartilhamento de novas ideias, insights sobre negócios e suporte para colocação no mundo do trabalho formal.

Festival Gira Mundo

O Festival Gira Mundo é um evento cultural e acadêmico com foco no acesso à educação para a população refugiada e imigrante no Brasil.
Realizado uma vez ao ano, é um espaço para reflexão, pesquisa e inovação, com palestras e plenárias para debater políticas públicas, educação, relações internacionais e direitos humanos, além de feira gastronômica e apresentações artísticas que levam os visitantes para uma “volta ao mundo” sem sair de São Paulo.
No Gira Mundo também é celebrada a formatura dos alunos de todos os cursos oferecidos durante o ano pela Educação Sem Fronteiras, com uma breve cerimônia que homenageia a perseverança de pessoas que foram forçadas a deixar seus locais de origem em busca de proteção e que recorreram à educação para reconstruir suas vidas.

COMO AJUDAR

doações, voluntário e/ou parceria.