Time

Nosso trabalho é dirigido por representantes do mundo dos refugiados e imigrantes com profissionais ligados a educação e com atuação voltada a defesa dos direitos humanos.

Somos uma equipe multidisciplinar que acredita na diversidade e na riqueza da pluralidade e na força da educação para a construção de um novo mundo.

Adriano Abdo

Fundados e Presidente

Com formação em Direito pela Universidade Paulista, possui MBA em Relações Internacionais e Advocacy pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Gestão Pública, Políticas e Gestão Governamental pela Escola Paulista de Direito. Associado ao CEBRI – Centro Brasileiro de Relações Internacionais e do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados.

(11)2373-6793
adriabdo@educacaosemfronteiras.org.br
https://br.linkedin.com/in/adriano-abdo-4804058/de

Adelaide Pereira Guabiraba Lemos

Coordenadora de Projetos

Com formação em Serviço Social pela USF e pós-graduada em Gestão de Políticas Públicas e Projetos Sociais pela UNIFAI, tem mais de 20 anos de experiência com pessoas em situação de refúgio, atuando como coordenadora do Programa de Integração da Caritas Arquidiocesana de São Paulo, representando esta na elaboração de documentos orientadores para migrantes junto à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Luísa Mazzei Gaspar

Psicóloga Educacional

Formada em Psicologia pela UNESP e pós-graduanda em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem pela PUC-RS, atua desde 2018 com grupos em vulnerabilidade social, articulando Psicologia e Educação.

Mariana Puridade

Coordenadora de Acolhimento e Integração

Formada em Ciências Sociais, Serviço Social e mestra em Psicologia Social, todas pela UFBA. Possui Especialização em Operadores do Sistema Socioeducativo pela FACIBA (2012.1) e cursa Especialização em Psicologia Positiva, Ciência do Bem Estar e Autorrealização pela PUCR Compõe a Comissão Permanente de Ações Afirmativas e Bancas de Heteroidentificação; da Comissão de Estudos e Avaliação do Programa de Auxílio Para Estudante; e do Comitê de Promoção de Igualdade Étnico-Racial, Prevenção e Combate ao Racismo, todos estes na Universidade Federal de São Paulo, onde atua como assistente social.

Marina Reinoldes

Diretora Pedagógica

Mestra em Linguística pela UFMG e graduada em Letras pela UNIFESP, foi idealizadora e colaboradora do projeto de extensão MemoRef – Cultura, Memória e Identidade, onde também atuou como coordenadora e professora entre 2015 e 2018. Atua como aplicadora da parte escrita e avaliadora da parte oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Participa dos grupos de pesquisa “Laboratório de Estudos Transdisciplinares em Cultura, Linguagem, Pensamento Pós-Colonial e Decolonial” (UFOP), do IndisciPLAr: Português como Língua Adicional em uma perspectiva indisciplinar (UNICAMP) e do “Grupo de Estudos Cognição, Educação, Imigração e Refugio (GECEIR)” (UFMG). É autora de materiais didáticos de ensino de Português em contextos migratórios, como o “Recomeçar: língua e cultura Brasileira para Refugiados” (2015) e “Portas Abertas: Português para Imigrantes” (2018/2021).

(11) 94915-0316
pedagogico@educacaosemfronteiras.org.br

Parceiros

 

Fale conosco