Seja voluntário
O Educação Sem Fronteiras terá três tipos de atividades para o novo voluntário: participar da Gestão das Atividades Administrativas, Programa de Mentoria ou dar aulas de português avançado, matemática, empreendedorismo e outras disciplinas.
As Atividades Administrativas compreendem a articulação de ações para organização de eventos, marketing, recrutamento e captação de recursos financeiros.
O Programa de Mentoria permite que o mentor colabore de forma voluntária a um refugiado refletindo sobre suas escolhas acadêmicas, opções, caminhos e consequências de suas escolhas acadêmicas, levando em conta os testes vocacionais aplicados e seleção aplicada pelo Educação Sem Fronteiras.
O trabalho de mentoria é de extrema relevância e com grande impacto nas vidas dos refugiados, sobre seu entorno, familiares e vindouras gerações, principalmente por serem a população mais vulnerável e com limitada visão acadêmica e consequências de suas escolhas para o seu futuro.
Para cumprir essa função, é necessário participar das Reuniões de Mentores que acontecem mensalmente. Antes de sua admissão como Mentor, o voluntário deverá ter participado de uma das reuniões do Educação Sem Fronteiras e também da Oficina de Mentoria.
O número de alunos refugiados assim como o matching de perfil são fatores determinantes para a seleção de voluntários ao Programa de Mentoria.