Governança
Saiba quem faz parte dessa transformação.
Possui graduação em Direito pela Universidade Paulista (2001). MBA em Relações Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas (2019). MBA em Gestão Pública (2014): Políticas e Gestão Governamental, com coordenação de José Eduardo Cardozo. MEMBRO DO LIDE – Líderes Empresariais do Brasil. Membro do CEBRI – Centro Brasileiro de Relações Internacionais. Membro da ABED – Associação Brasileira de Estudos de Defesa. Participou do curso de Estudos de Política e Estratégia – CEPE / ADESG – 2016.
Mestra em Linguística pela UFMG e graduada em Letras pela UNIFESP, foi idealizadora e colaboradora do projeto de extensão MemoRef – Cultura, Memória e Identidade, onde também atuou como coordenadora e professora entre 2015 e 2018. Atua como aplicadora da parte escrita e avaliadora da parte oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Participa dos grupos de pesquisa “Laboratório de Estudos Transdisciplinares em Cultura, Linguagem, Pensamento Pós-Colonial e Decolonial” (UFOP), do IndisciPLAr: Português como Língua Adicional em uma perspectiva indisciplinar (UNICAMP) e do “Grupo de Estudos Cognição, Educação, Imigração e Refugio (GECEIR)” (UFMG). É autora de materiais didáticos de ensino de Português em contextos migratórios, como o “Recomeçar: língua e cultura Brasileira para Refugiados” (2015) e “Portas Abertas: Português para Imigrantes” (2018/2021).
Formada em Psicologia pela UNESP e pós-graduanda em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem pela PUCRS, possui 3 anos de experiência em projetos nas escolas municipais de Bauru, trabalhando com alunos, professores, pais e funcionários. À convite da Secretaria Municipal de Educação de Bauru e em função da pandemia da Covid- 19, desenvolveu e ministrou um curso para professores e funcionários da rede, oferecendo um espaço de escuta e de aprendizado de estratégias psicopedagógicas de acolhimento para a comunidade escolar no retorno presencial das aulas. Também estagiou por um ano no Centro de Psicologia Aplicada da Unesp, atendendo na área de orientação profissional e clinica comportamental infantil. Atua com migrantes e refugiados desde 2019 e, no Educação Sem Fronteiras, foi responsável por criar e coordenar a área de psicologia educacional, além de estruturar o projeto de orientação profissional e elaboração de projeto de vida.
Formada em Ciência Política pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), possui 5 anos de experiência na área de impacto social, sendo 3 deles focados em Global Mobility, migração e pessoas e em situação de refúgio. Participou de projeto como Educadora social na EducAfro – Rio, como voluntária, atuando na comunidade da rocinha com jovens e adultos, a desenvolverem habilidades para participar do exame nacional do ensino médio. Foi também voluntária pelo projeto Mil Sonrisas (COL), atuando com crianças em situação de vulnerabilidade social e situação de refúgio, a desenvolver atividades que promovem o desenvolvimento humano. Também Atuou como estagiária em uma empresa de imigração privada, como global mobility, participando de projetos de benfeitoria a ONG Venezuela Global, na qual participou das obtenções de residências e naturalizações. Em 2021 atuou somente com solicitantes de refugiados e pessoas e situação de refúgio; E em 2022, passa a integrar a equipe do Educação Sem Fronteiras, como agente de acolhimento e integração e agente de vida escola, para atender as demandas e acompanhá-las.