Tirando de letra

Tirando de letra

O aprendizado da língua portuguesa tem um papel fundamental na integração de migrantes e pessoas em situação de refúgio no Brasil.

Tão importante quanto a língua, é conhecer o funcionamento dessa nova cidade e compreender como acessar os principais serviços públicos que lhes são de direito, seja para a população migrante ou não.

Por essa razão, o projeto Tirando de Letra é um programa de imersão linguística e formação cidadã que oferece aulas para migrantes e refugiados recém-chegados ao país como forma de acelerar seu processo de integração.

O curso é realizado sob demanda e propõe a pessoas em situação de refúgio e migração uma imersão linguística com carga horária total de 60 horas, realizado em um mês, para até 20 alunos por turma.

As aulas são presenciais e apresentam temas específicos ligados às reais necessidades dos refugiados e migrantes, de acordo com que eles vão enfrentar ou já enfrentaram no seu cotidiano.

A metodologia propõe temas focados em suprir a demanda de comunicação que o refugiado poderá encontrar diariamente.

Ao final do curso, espera-se que os estudantes possam entender, ainda que de forma introdutória, a dinâmica da cidade de residência e comunicar-se de maneira objetiva em situações cotidianas, além de obter uma introdução sobre seus direitos enquanto refugiado ou migrante em nosso país.

Objetivo geral

Oferecer curso de imersão na Língua Portuguesa para migrantes e refugiados recém-chegados ao Brasil, para que eles possam viver e pertencer à cidade que escolheram para morar

Objetivos específicos

  • Ensinar a dinâmica da cidade de moradia para comunicar-se, de maneira objetiva, em situações cotidianas;
  • Promover cidadania e autonomia a pessoas em situação de refúgio e migração;
  • Capacitar a pessoa em situação migratória para se comunicar e se expressar na Língua Portuguesa;
  • Oferecer conhecimento sobre direitos e deveres no contexto brasileiro;
  • Integração dos povos, por meio do aprendizado do português;